"Estrutura dinâmica se movimenta automaticamente durante o dia para buscar a luz do sol e produzir energia"
Uma das principais obras do programa Porto Maravilha é um edifício com grandes desafios de engenharia. O Museu do Amanhã, concebido pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, tem estrutura de concreto com um formato curvilíneo único, além de uma cobertura metálica com balanços de 70 m e 65 m.
O museu faz parte do programa da Prefeitura do Rio de Janeiro de revitalização da região portuária, que engloba a demolição do Elevado da Perimetral, readequação de vias, implantação de VLT, construção do Museu de Arte do Rio (MAR) e requalificação da Praça Mauá, além da construção do próprio museu.
O grande destaque arquitetônico/construtivo é a cobertura. O projetista Flavio D'Alambert, da Projeto Alpha Engenharia de Estruturas, explica que essa estrutura metálica, que tem mais de 330 m de comprimento, é ancorada somente em dois pontos fixos - os demais apoios permitem deslocamentos horizontais, evitando a introdução de esforços devido ao trabalho de dilatação do conjunto. Pelo trabalho, o engenheiro conquistou o Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2015, na categoria Obras Especiais, organizado pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece).
Fonte: Téchne - A revista do Engenheiro Civil